Para que serve o Pequeno dicionário de ideias afins

O Pequeno dicionário de ideias afins é utilizado especialmente no processo de escrita de um texto. Você pode usá-lo em três momentos da escrita:

 1º momento — Antes de começar a escrever um texto

Se você for tratar de determinado assunto, pesquise a palavra-chave correspondente. Digamos, por exemplo, que o tema de seu texto esteja relacionado a guerra. As palavras referentes à ideia de guerra e ao mesmo tempo à ideia contrária, paz, podem oferecer e sugerir um corpo de informações que lhe permite escrever com maior facilidade sobre esse assunto.

Figura 1

 2º momento — Durante o processo de escrita de um texto

Você está, por exemplo, contando uma história. No relato dessa história, você pretende dizer que a personagem Marina é bonita. É possível escrever simplesmente:

Marina é bonita.

Se você for pesquisar no Pequeno dicionário de ideias afins a palavra beleza, encontrará uma série de palavras que definem com maior precisão essa ideia.

Figura 2

Essas palavras oferecem possibilidades de organizar a frase de várias formas. Você poderá dizer, por exemplo, que:

1. Marina é linda.
elegante.
graciosa.
atraente.
delicada.
2. Marina é um encanto.
uma ninfa.
uma deusa.
3. Marina encanta.
fascina.
seduz.

Essas são algumas das muitas possibilidades de como a personagem pode ser apresentada. Evidentemente, você escolherá aquela possibilidade que traduz com precisão o que pretende informar ao leitor.

 3º momento — Na revisão e na reescrita do texto

Ao fazer a revisão de seu texto, você pode desejar substituir, alterar ou acrescentar uma palavra usando outra de sentido mais específico. O Pequeno dicionário de ideias afins lhe oferece a oportunidade de encontrar a palavra exata.

Página inicial - O que é? - Como usar?