Educação Infantil   |   Ensino Fundamental I   |   Ensino Fundamental II   |   Sargentim

ENSINO FUNDAMENTAL I

Oficina de escritores – volumes 1 ao 5


Os cinco volumes da coleÃo Oficina de Escritores voltados a alunos do Ensino Fundamental trabalham as habilidades de produÇÃo de textos de gÊneros variados por meio de atividades como ler e escrever, desenhar, pensar e dramatizar. Os estudantes sÃo convidados a escrever em um processo que contempla cinco etapas: preparação, escrita, revisÃo, reescrita e ediÇÃo final. Cada volume É acompanhado de Fichas, orientaÇÕes e manuais para Projetos e Jogos, que podem ser acessados neste site.

As Fichas de Produção de Texto são parte essencial da metodologia de produção de texto dos livros da coleção Oficina de Escritores. Em cada um dos volumes, projetos são propostos e os alunos utilizam fichas para cumprir as etapas de preparação, escrita, revisão, reescrita e edição final desses projetos. Disponibilizar essas fichas no site é uma forma incentivar o uso das novas tecnologias em sala de aula e ampliar as possibilidades de uso do material. As fichas são acessadas por volume e por projeto. Pelo site, o aluno tem a possibilidade de preencher ou imprimir a ficha do projeto no qual está trabalhando. Ele também pode enviá-la diretamente para o e-mail do professor.

Os Projetos são a estrutura da proposta metodológica de produção de texto dos livros da coleção Oficina de Escritores. Cada um dos volumes apresenta projetos criados e propostos especialmente para o ano escolar ao qual o livro se destina. Com o objetivo de contribuir para o trabalho de docentes e alunos que utilizam o site da coleção Oficina de Escritores, o autor Hermínio Sargentim disponibiliza dois projetos especiais: Como montar e escrever seu livro, voltado para o Ensino Fundamental I, e Como fazer o seu jornal, para os alunos de Ensino Fundamental II. Pelo site, os docentes podem acessar os respectivos manuais e orientações e colocar o projeto especial em prática.

Na área há 38 anos, Hermínio Sargentim tem em seu acervo jogos de alfabetização, histórias, cantigas, desenhos, faz de conta e produção de texto. Segundo o autor, os jogos têm o objetivo de conduzir o aluno no processo de escrita e, por esse motivo, fazem parte da coleção Oficina de Escritores.

“Este trabalho surgiu da observação da dificuldade no período inicial da alfabetização. As crianças precisam do concreto para aprender, precisam brincar. Aliás, o ser humano gosta de brincar. E a brincadeira socializa, deixa sempre em contato com o outro, propõe um desafio e tem sempre um objetivo. Através da brincadeira, pode-se disciplinar e ensinar o respeito”, Hermínio Sargentim.